terça-feira, 3 de novembro de 2015

Iluminismo: O triunfo da razão.

Surgido no século XVII, sobre as bases racionalistas lançadas por Renè Descartes, o Iluminismo foi um movimento intelectual de grande expressão na França que trouxe o fim da monarquia absolutista e o triunfo da razão sobre o dogmatismo religioso e a superstição. Suas influências são inegáveis e se encontram não só na política, mas também na religião, nas ciências e nas artes.

O Iluminismo é uma filosofia que preza pelo desenvolvimento humano através do uso da razão, buscando respostas não mais em crenças religiosas, mas na natureza dentro do próprio homem. Para os filósofos iluministas o homem é naturalmente bom, não devendo ele deixar-se dominar por religiões, dogmas, sofismas ou moral. O homem em seu estado natural é amoral. Deve-se, portanto, assegurar que a humanidade, em consciência de sua natureza, viva de maneira livre e igualitária, o que garantiria certamente o sentimento de fraternidade. Apenas desta forma é possível uma sociedade justa e perfeitamente pacífica.
Leitura da tragédia de Voltaire L'Orphelin de la Chine,
no salão de Madame Geoffrin em 1755,
pintura de Anicet Charles Gabriel Lemonnier, 1812

Graças a esse movimento foram possíveis grandes revoluções. Sob a égide da liberdade, igualdade e fraternidade a Revolução Francesa derrubou o antigo regime que privilegiava ao clero e à nobreza e interferia na economia, deixando insatisfeitos a burguesia e os trabalhadores rurais e urbanos.

O domínio da razão sobre a fé em uma Europa teocêntrica foi necessário para iluminar a Idade das Trevas. Com a força que a Igreja somava ao Estado na figura do monarca, o controle que o rei possuía sobre o povo era total, tolhendo sua liberdade de expressão filosófica, política e religiosa. A burguesia era restringida em seus lucros e não possuía participação política, sendo a principal interessada na revolução.

As ideias iluministas inspiraram outras revoluções pelo mundo, como Revoluções pela independência na América Latina, Independência dos EUA, Revolução Farroupilha, Inconfidência Mineira, entre muitas outras. E continuam inspirando-nos até hoje.  

"O iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do iluminismo"

(Immanuel Kant)

Soror Áurea Minerva

Nenhum comentário:

Postar um comentário